A luz ...

A luz ...
No Ano Internacional da Luz, tema adotado pela Escola e pelo Agrupamento, a turma vai trabalhar "A luz no mundo: passado e presente".

sábado, 18 de abril de 2015

«Quanto mede a superfície do quadro?»

Neste dia estivemos a tentar calcular a superfície do quadro. Houve quem dissesse que o quadro media 3 metros quadrados. Olhámos para o quadro e lembrámo-nos do metro quadro que a professora tinha aí desenhado e todos ficámos convencidos que era essa a medida da área do quadro. No entanto decidimos confirmar. Imaginámos que o quadro estava coberto de decímetros quadrados e fomos confirmar:


Medimos o quadro com a "régua grande", a régua do quadro que mede exatamente um metro. Vimos que a largura era de 1,20m e o comprimento de 2, 45m. Depois vimos quanto decímetros tinha cada uma destas medidas e fomos fazer o cálculo, a conta. Chegámos à conclusão que área do quadro media 294 decímetros quadrados. Só faltavam 6 decímetros quadrados para medir os 3 metros quadrados que tínhamos estimado. Não estávamos longe.

Ainda fomos ver quantos centímetros quadrados seriam 294 decímetros quadrados e vimos que bastava multiplicar 294 por 100 e o resultado era de 29 400 centímetros quadrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário