A luz ...

A luz ...
No Ano Internacional da Luz, tema adotado pela Escola e pelo Agrupamento, a turma vai trabalhar "A luz no mundo: passado e presente".

quinta-feira, 5 de março de 2015

«Do grão de trigo ao pão de levedura natural» - 2

2. Do grão de trigo à espiga (ou «O trabalho do agricultor»)
(mensagem anterior: http://aviagemcomaluz.blogspot.pt/2015/03/do-grao-de-trigo-ao-pao-de-levedura.html)

A - Na primeira fase o grão de trigo estava seco. Estava adormecido. O grão de trigo seco tem uma pequena reserva e assim não precisa logo de terra para crescer.

B - Estes grãozinhos foram acordados com água: ficaram um dia em água e depois passaram dois dias a germinar às escuras. Reparámos que uma pontinha dos grãos estava levantada.

C - O gérmen de trigo passou cinco dias a germinar também no escuro. Todos os dias foi um bocadinho regado. Ele tem uma ervinha na ponta. Quando provámos o gérmen de trigo sabia a alface (erva) e farinha.








D - O rebento absorve água da terra e precisa da luz do sol para crescer. A pequena reserva já se esgotou e por isso o rebento precisa dos alimentos da terra.

E - A partir daqui começa a chamar-se «erva de trigo». Produz oxigénio (O2) e precisa de  dióxido de carbono (CO2).

F - Entre a primavera e o verão a espiga já não precisa de água, só precisa de sol para amadurecer. O tempo que leva formar novos grãos, desde a germinação até à nova espiga de trigo, é de nove meses.



Continua em: http://aviagemcomaluz.blogspot.pt/2015/03/do-grao-de-trigo-ao-pao-de-levedura_16.html

Sem comentários:

Enviar um comentário