A luz ...

A luz ...
No Ano Internacional da Luz, tema adotado pela Escola e pelo Agrupamento, a turma vai trabalhar "A luz no mundo: passado e presente".

quinta-feira, 5 de março de 2015

«Do grão de trigo ao pão de levedura natural» - 3

3. Do grão de trigo à farinha (ou «O que faz o moleiro»)

(mensagem anterior: http://aviagemcomaluz.blogspot.pt/2015/03/do-grao-de-trigo-ao-pao-de-levedura_52.html)

A - O(a) moleiro(a) deita  os grãos de trigo nas mós do moinho. São precisas duas mós: uma fixa e outra que roda. São parecidas com os nossos maxilares: o maxilar superior não se mexe, ao contrário do que acontece com o maxilar inferior.

B - As mós esmagam os grãos de trigo para fazer farinha. Nós experimentámos moer os grãos de trigo num moinho que a Annie trouxe para nós vermos.

C - O(a) moleiro(a) retira a «farinha completa» que cai das mós para dentro de um saco. A farinha chama-se «farinha completa» porque ela tem tudo misturado: a farinha e a casca do grão de trigo, o farelo.

D - Depois o(a) moleiro(a) peneira a "farinha completa" para obter «farinha semi-completa». Esta farinha já tem muito pouco farelo, mas ainda tem algum.

E - O(a) moleiro(a) coloca de novo a farinha semi-completa numa peneira ainda mais fina para ficar só a «flor de farinha», sem nenhum bocadinho de farelo.

É este o trabalho do(a) moleiro(a)!












Continua em: http://aviagemcomaluz.blogspot.pt/2015/03/do-grao-de-trigo-ao-pao-de-levedura_5.html

Sem comentários:

Enviar um comentário