A luz ...

A luz ...
No Ano Internacional da Luz, tema adotado pela Escola e pelo Agrupamento, a turma vai trabalhar "A luz no mundo: passado e presente".

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A Matilde aprende a emprestar

Era uma vez uma menina chamada Matilde. A Rita pediu emprestada uma revista à Matilde. A Matilde não quis emprestar a revista à Rita e ela ficou triste. Depois a professora disse assim:
- Rita, vem para aqui [fazer de Matilde] e tu, Matilde, vais para ali [fazer de Rita]. Dás a revista à Rita, e agora Rita faz qualquer coisa.
E a Rita deu logo revista à Matilde. Depois a professora disse:
- Quem é que vai fazer de Matilde e faz o que ela fez?
A Lua foi fazer de Matilde e não emprestou a revista à verdadeira Matilde [que estava a fazer de Rita]. Depois a professora disse:
- Vês, Matilde, como se sentiu a Rita? Também não gostas que te façam o mesmo, pois não? Agora Lua vais fazer de Rita e tu Matilde, vais fazer de Matilde. Faz o que achas que deverias fazer.
E a Matilde foi dar a revista à Lua e a professora disse para a Matilde:
- Isso foi o que a Rita fez ao princípio, quando começámos a trocar de papéis, sem nenhuma dificuldade. E agora, achas que já consegues emprestar a revista à Rita, também sem dificuldades?

Conclusão: emprestar é uma coisa bonita começa-se a ver flores ou coisas de que gostamos muito.

Leonor Freitas
(21/1/2015)

[Nota: Isto aconteceu na realidade na nossa sala, só os nomes estão trocados. O que é importante é perceber que devemos fazer aos outros, o que gostamos que nos façam a nós e como nos devemos colocar no lugar uns dos outros: "fazer de ...".]

Sem comentários:

Enviar um comentário